Untitled Document

Kristen James Stewart é uma atriz, modelo e diretora americana que ficou conhecida por interpretar a protagonista Isabella Swan nos filmes da Saga Crepúsculo, baseados na série literária homônima da autora Stephenie Meyer. Nasceu em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, no dia 09 de abril de 1990. Filha do produtor de televisão John Stewart e da diretora Jules Mann-Stewart, de K-11, tem um irmão biológico chamado Cameron Stewart e dois adotivos, Dana Stewart e Taylor Stewart. Stewart nasceu e vive na Califórnia, porém quando criança viveu três anos no Colorado devido ao trabalho do pai, como produtor de televisão. Ela sempre foi muito ligada aos pais, e tinha muito contato com o trabalho de ambos, por isso sempre esteve muito próxima da área do entretenimento, pois Jules era roteirista e seu pai produtor de televisão. Ainda criança, costumava ler o que a mãe escrevia e frequentava o trabalho do pai; tanto que a primeira entrevista sua para um programa de televisão, fora para o programa no qual seu pai produzia.

Aos sete anos de idade, Stewart foi descoberta por uma agente durante uma apresentação natalina na escola, na qual ela cantava e interpretava. Antes de iniciar nos cinemas, a atriz ainda fez vários testes para TV até conseguir papel em um comercial para a Porsche em 1999.

Kristen deu início a sua carreira em 1999 ao fazer uma ponta como figurante para televisão em The Thirteenth Year, da Disney.

Em 2002 substituiu a atriz Hayden Panettiere no elenco do filme O Quarto do Pânico como filha da personagem principal (interpretada por Jodie Foster). No ano de 2007 contracenou em Na Natureza Selvagem, filme baseado no livro homônimo do jornalista Jon Krakauer. Em 2008 foi lançada a adaptação cinematográfica Twilight de Stephenie Meyer, em que interpreta a personagem principal, se tornando assim uma das atrizes mais conhecidas. Nos anos seguintes fez mais quatro filme da saga (Lua Nova, Eclipse, Amanhecer parte 1 e 2) e também estrelou em Adventureland, The Runaways, Welcome to the Rileys, Branca de Neve e o Caçador e On the Road. 
Em 2013 Stewart foi oficialmente anunciada como nova embaixadora da Chanel. No início de 2014, Kristen fez sua estréia como diretora, co-dirigindo um clipe musical da banda country Sage+ The Saints, Além de estrear como diretora também foi protagonista no filme Marcados pela Guerra e coadjuvante nos filmes Para Sempre Alice ao lado de Julianne Moore e Clouds of Sils Maria com Juliette Binoche, Sils Maria foi ovacionado no festival de Cannes. Todos os três filmes renderam a Stewart as melhores críticas da sua carreira até então.
No início de 2015, Kristen foi a primeira americana em 30 anos indicada ao César, premiação equivalente ao Oscar na França, e a primeira a vencer o prêmio, sendo consagrada com a estatueta de melhor atriz secundária. Além desse importante prêmio foi indicada e até venceu em diversos prêmios críticos como Indiewire Critcs Poll, Boston Society of Film Critics Awards, Bafta (importante premiação britânica, Kristen ganhou com apenas 18 anos), Florida Film Critics Awards, Village Voice Film Poll e o mais importante prêmio critico, New York Films Critics Circle Awards. A atriz neste mesmo ano teve a honra de estrelar um curta da marca Chanel chamado Once and Forever, dirigido por ninguém menos que Karl Lagerfeld e pela segunda vez trabalhou com Jesse Einsenberg, desta vez no longa American Ultra.
Em 2016 fez parte dos filmes Anesthesia como Sophie, uma estudante problemática. Equals dirigido por Drake Doremus e produzido por Ridley Scott, onde ela interpreta Nia e atua ao lado de Nicholas Hoult. Também co-estrelou o filme Certain Women como a professora Beth Travis, da diretora Kelly Reichart. Kristen também foi protagonista da comédia Café Society de Woody Allen, interpretando Vonnie, Stewart foi bastante elogiada pelo papel sendo considerada a melhor coisa do filme. Além desses filmes também estrelou Personal Shopper do diretor Oliver Assayas ( que também dirigiu Clouds of Sils Maria), Kristen interpreta Maureen, uma jovem americana médium que mora em Paris e trabalha como personal shopper para uma celebridade local.
E por fim Billy Lynn’s Long Halftime Walk do aclamado diretor Ang Lee, interpretando Kathryn Lynn, irmã de Billy Lynn.
E novamente se aventurou como diretora, desta vez com o curta Come Swim.